Os Estados Unidos e Israel chegaram a um acordo, nesta terça-feira (horário local), para  elaborar um plano que permita a chegada de ajuda internacional à sitiada Faixa de Gaza. O anúncio, que aproxima-se de uma proposta mais ampla para corredores humanitários, foi feito pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

“A nosso pedido, Estados Unidos e Israel concordaram em formular um plano que vai permitir que a ajuda humanitária de países doadores e organismos multilaterais chegue aos civis em Gaza”, disse Blinken, após oito horas de conversas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

O anúncio acontece logo após Blinken confirmar que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai viajar para Israel, na quarta-feira. A Casa Branca também revelou que o presidente vai se reunir, posteriormente, em Amã com líderes de Autoridade Palestina, Egito e Jordânia.

“O presidente vai reafirmar a solidariedade dos Estados Unidos com Israel e nossos compromisso inabalável com sua segurança”, disse Blinken na manhã de terça-feira (horário local), após uma longa conversa com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv.