A Marinha do Brasil resgatou hoje sete pescadores de uma embarcação pesqueira que estavam seis dias à deriva na costa do Nordeste. A operação foi finalizada nesta quarta-feira (20) em São Luís, no Maranhão.
 

O barco havia saído do município de Camocim (CE) no dia 4 de setembro com objetivo de realizar atividades de pesca, mas apresentou falha mecânica na última semana e ficou à deriva desde então, segundo a Agência Marinha de Notícias.
 

Os tripulantes tinham mantimentos e água a bordo, o que ajudou a mantê-los em boas condições de saúde.
 

Os pescadores foram encontrados a aproximadamente 225 quilômetros da capital maranhense.
 

A Marinha explicou que soube do sumiço da embarcação somente no fim da tarde do dia 18 de setembro. Para a operação de busca e salvamento foram deslocadas, em Belém (PA), uma aeronave Super Cougar do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte. O resgate ainda contou com a ajuda da Capitania dos Portos do Maranhão, do Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís.
 

Um vídeo divulgado pela Marinha mostra a embarcação sendo encontrada pelo helicóptero de buscas e o içamento de um dos tripulantes.
 

“Estávamos na esperança de que o resgate viria por meio de alguma embarcação que passaria pelo local, quando avistamos a aeronave da Marinha. Foi motivo de alívio e alegria”, desabafou o pescador José Augusto do Nascimento, de 52 anos. Ele foi o primeiro a ser içado da embarcação até o helicóptero de resgate.
 

O Capitão dos Portos do Maranhão, Alexandre Roberto Januário, disse que o episódio serve como lembrete dos perigos enfrentados por aqueles que trabalham no mar e exaltou a operação de resgate.
 

O Disque Emergências Marítimas e Fluviais, no telefone 185, é disponibilizado pela Marinha para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio.