Pelo menos 12 pessoas foram presas durante operação deflagrada na manhã desta segunda-feira (11) em municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado, como Feira de Santana. Não há mais informações onde as prisões ocorreram. Segundo a Polícia Civil, a ação faz parte do “Dia D” do primeiro ciclo da Operação Paz, iniciada no dia 1º de setembro em 12 estados brasileiros.

Já foram realizadas nove prisões em cumprimentos de mandados e outras três em flagrante. Liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação, que conta com as forças policiais dos estados envolvidos, tem por objetivo combater homicídios, agindo sobre os fatores que mais fomentam tais crimes, como o tráfico de drogas e a formação de organizações criminosas.

Na Bahia, o trabalho da Polícia Civil é orientado pela Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ). Os mandados a serem cumpridos nesta segunda são resultado de investigações em curso e de informações de inteligência coletadas ao longo dos primeiros dias deste fase inicial.

Além da Bahia, a Operação Paz tem ações no Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.