Ex-funcionários de empresas “satélites” da Ford protestaram na manhã desta segunda-feira (11) em um trecho da BA-526, a Via Parafuso. A ação foi feita por ex-empregados da Magna Seating, Magna Cosmos, Sian e Tenneco, e chegou a bloquear os dois trechos da via. Os manifestantes aguardam uma definição da Justiça. 

A ação desta segunda não foi puxada pelo sindicato dos metalúrgicos de Camaçari. Foi feita por um grupo de ex-servidores de terceirizadas da Ford. A montadora encerrou as atividades na Bahia e o Brasil em janeiro de 2021. 

Presidente do sindicato dos metalúrgicos à época do fechamento da Ford e atual representante nas negociações, Júlio Bonfim, disse que as empresas citadas são as únicas ainda que não entraram em acordo para pagamentos das indenizações dos trabalhadores. 

Segundo ele, cabe à Justiça acelerar as decisões.  “A gente não pode obrigar na marra o empresário e dizer: “pague”. É a Justiça que tem fazer isso. O sindicato tem limitações legais. Nós não podemos ser responsabilizados pela demora desses processos”. Conforme Bonfim, quase 600 trabalhadores das empresas satélites estariam afetados. Outros mais de oito mil funcionários já tiveram os pagamentos encaminhados.

Segundo a Polícia Militar (PM-BA), o protesto ocorreu na altura do km 6 da rodovia. Munidos de faixas e cartazes, o grupo bloqueou a via, ateando fogo em pneus. Um Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi acionado e após negociação com os manifestantes, a via foi liberada para o tráfego.  Os manifestantes utilizavam cartazes e objetos em chamas para bloquear a via.