O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta terça-feira (18), no Palácio do Planalto, de reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir políticas de segurança, prevenção e enfrentamento à violência nas escolas, a partir de estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais e de combate aos discursos de ódio e ao extremismo. Participaram do encontro a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre Moraes, além de diversos ministros do governo, governadores e lideranças partidárias da Câmara e do Senado. 

Ao final do encontro, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a relevância e importância da tomada de ações conjuntas entre todas as esferas de poder. “Reafirmo a importância de ter um governo federal que chama a responsabilidade pra si, mas que compartilha, ao mesmo tempo. Não à toa, estamos os 27 governadores aqui, junto com representantes dos municípios, do Senado, Congresso, STF e STJ para, juntos, decidirmos sobre ações pedagógicas, saúde mental, infraestrutura e segurança nas escolas”, pontuou Jerônimo. 

O governador baiano destacou também a firmeza das colocações dos ministros da Segurança, Flávio Dino, e da Casa Civil, Rui Costa. “Ouvimos do ministro Flávio Dino as ações e o plano de trabalho para enfrentarmos a violência que brota das redes sociais. E vimos no ministro Rui Costa a preocupação de organizar os ministérios para atuar de forma coletiva com os governos e demais poderes. E nós, da mesma forma, voltamos aos nossos estados com a nossa responsabilidade aprumada, e reafirmando que nós temos no presidente Lula e no governo federal todo o apoio para combatermos a violência crescente nas escolas”, disse o petista. 

No encontro, foram debatidas e apresentadas diversas soluções capazes de estabelecer ações integradas que impeçam ameaças e novos episódios de violência em escolas públicas e privadas e contra estudantes e professores de todo o Brasil. 

O presidente Lula falou da importância da participação de todos os poderes na busca por soluções. “Precisamos levar em conta que a humanidade está mudando de padrão de comportamento e que nós, governantes, temos a responsabilidade de não permitir que a sociedade deixe de ser uma sociedade dotada de humanismo e que o ódio prevaleça sobre o bem”, enfatizou. 

A secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, que também participou da reunião no Palácio do Planalto, afirmou que o diálogo é uma ferramenta importante para encontrar soluções e retomar as práticas de paz e solidariedade. “Temos que garantir a escola como um local seguro, que protege as crianças e os adolescentes. O governo federal deixou claro que está preocupado em acompanhar o processo de busca da recuperação da cultura do cuidado e respeito com o outro”, afirmou a secretária.