Parceria firmada nesta quinta-feira (13) entre a Prefeitura de Salvador e a Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, vai garantir a oferta de mais 46 leitos oncológicos na unidade de saúde. O projeto prevê, por meio de uma readequação e qualificação estrutural, a construção de dois novos pavimentos na unidade, garantindo a acomodação dos pacientes oncológicos em um mesmo local, com assistência especializada, incluindo aqueles ainda em processo de investigação diagnóstica, seja com perfil clínico ou cirúrgico.

Na solenidade, o prefeito Bruno Reis destacou a atuação do hospital como referência de oncologia infantil na Bahia. Ele ainda ressaltou que a ampliação vai reduzir a demanda reprimida por atendimentos provocada pela pandemia. “É mais uma forte parceria da Prefeitura, proporcionando a ampliação de leitos para crianças com câncer na Bahia. 

A partir dessa parceria, as ações da prefeitura com o Martagão correspondem a mais de 50% dos atendimentos oncológicos de nosso estado. Dessa forma dobramos a oferta de leitos, reduzimos essa demanda reprimida pela pandemia e ajudamos a salvar as vidas das crianças mais carentes de nossa cidade”, afirmou.

“O trabalho que esse hospital realiza, atendendo a uma área extremamente sensível, é uma verdadeira lição de vida. São pessoas voluntárias que se dedicam a um trabalho em área de alta complexidade, que exige investimento, equipamentos e tecnologia. E por isso que o Martagão muito nos orgulha e sabemos que se fôssemos prestar esse serviço não teríamos a competência que o Martagão tem para fazê-lo”, complementou Bruno.

Com a conclusão do projeto, a instituição passará a contar com 46 novos leitos para internação oncológica, sendo quatro unidades com antecâmara e sistema de refrigeração adequada para realização de transplante de medula óssea, dois leitos de isolamento e 40 leitos de enfermaria dupla para atendimento aos pacientes clínicos e cirúrgicos em investigação ou tratamento oncológico.

Para a vice-prefeita e secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Matos, a ampliação do número de leitos fortalece a atuação do hospital, garantindo maior capacidade de atendimento para o cidadão. “Hoje assinamos um termo de compromisso, mas que em breve será transformado em obra física, que é o fortalecimento de toda a política na área de saúde, em especial da medicina oncológica em nossa cidade”, disse.

Atuando de forma filantrópica e atendendo pacientes de todo o estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Martagão Gesteira foi, em 2022, responsável por 63% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos na Bahia. Foi responsável também por 44% dos tratamentos oncológicos; por 41% das cirurgias cardíacas e por 22% das cirurgias neurológicas. Em média, por ano, o Hospital atende a mais de 80 mil pacientes e realiza mais de 500 mil atendimentos, em 28 especialidades médicas.

“É um ato extremamente relevante no que diz respeito à assistência às crianças de Salvador. Com isso, a Prefeitura mostra sensibilidade com essas crianças, que padecem dessa doença tão grave e, ao mesmo tempo, confirma um voto de confiança em nossa instituição, como capazes de resolver esse tipo de problema. É um momento de muita alegria e satisfação”, explica Carlos Emanuel Melo, superintendente geral da Liga Álvaro Bahia.