Dando continuidade à sua agenda na China, Jerônimo Rodrigues (PT) visitou a Sinoma Blade, maior fabricante de hélices para produção de energia eólica do mundo. 

Segundo o governador da Bahia, há conversas sobre a instalação de fábricas de pás eólicas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em Camaçari. De acordo com o governo, o grupo se comprometeria a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos.

A comitiva baiana na China esteve ainda na Goldwind, fabricante de aerogeradores e componentes de torres que também administra parques eólicos. A empresa já tem 40 torres sendo instaladas na cidade de Terra Nova, com projeto de implantação de uma fábrica de aerogeradores na Bahia.

Jerônimo afirmou que, caso se confirme a agenda de Lula, prevista para o período de 11 a 15 de abril, ele deve estender sua permanência no país para integrar a comitiva presidencial. “Fizemos uma adequação pelo aguardo do presidente Lula. Sendo necessário, ficaremos mais dois, três dias com o presidente. Caso não precise, retornamos assim que terminarmos (a agenda)”, disse.

A comitiva baiana é composta ainda pelos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida; e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães.