Cerca de 40 representantes de empresas, associações e federações da indústria, comércio, agronegócio, mineração, construção civil, energia e tecnologia se reuniram nesta quarta-feira (22/03) para discutir o próximo Plano Plurianual (PPA 2024-2027) do Estado da Bahia que está em fase de elaboração. O evento foi realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CODES, vinculado ao Gabinete do Governador.


A reunião dos empresários, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, foi coordenada pelo secretário executivo do CODES, Jonas Paulo Neres, e teve participação do superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria do Planejamento – SPE/Seplan, Ranieri Barreto, e do coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD na Bahia, Leonel Leal Neto, além de técnicos e gestores das Secretarias Estaduais do Desenvolvimento Econômico – SDE e Infraestrutura – Seinfra.


Entre os empresários, estiveram presentes gestores da própria FIEB e também da Federação do Comércio – Fecomércio, Federação da Agricultura e Pecuária – FAEB, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSolar, Associação Brasileira de Provedores de Internet – Abrint, Chesf, Bamin, Braskem, VLI Logística Multimodal, Sindicato da Indústria da Construção – Sinduscon, Sindicato das Indústrias de Laticínios – Sindileite, entre outros.


*Desenvolvimento Integrado* – Durante o encontro, também foi debatida a atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado – Bahia 2035, elaborado em 2018 e que estabeleceu as bases para o atual PPA 2020-2023, assim como está orientando o PPA 2024-2027. “Após as mudanças no Governo Federal, a pandemia de Covid-19 e a retomada das relações internacionais, além dos investimentos previstos pela União nos próximos anos, principalmente através do ‘novo PAC’, temos que reavaliar e atualizar as possibilidades de desenvolvimento da Bahia, ampliando o horizonte do PDI para a Bahia 2050”, afirmou Jonas Paulo.


Para Ranieri Barreto, o processo de escuta social do PPA evidencia as diferentes visões e demandas dos setores sociais, mas é fundamental para o processo democrático. “Sempre teremos divergências entre os segmentos empresários, acadêmicos e movimentos sociais e de trabalhadores, mas é fundamental elaborarmos políticas públicas ancoradas no máximo consenso possível para enfrentarmos os macro problemas”, disse.


Na pauta discutida pelo setor empresarial, os principais temas foram a ampliação da competitividade econômica da Bahia, por meio de redefinição de tributos e qualificação tecnológica e profissional, e a reestruturação da infraestrutura e logística. Ferrovias, portos, rodovias, geração e escoamento de energia, sustentabilidade ambiental, segurança hídrica e conectividade via internet para o incremento das iniciativas econômicas e sociais foram a tônica das propostas no debate.


*Próximos passos* – O colegiado de empresas, associações e federações sistematizarão suas propostas até meados de abril para apresentação formal à equipe do Governo do Estado responsável pela consolidação do PPA 2024-2027.
Já o CODES realizará nesta sexta-feira (24/03) reunião com as entidades de Ensino Superior e Formação Profissional para dar continuidade às discussões sobre o Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado. Na próxima semana será a vez dos segmentos do mundo do trabalho: centrais sindicais, associações profissionais, sindicatos etc.


Leonardo Leão – Assessor do Codes/GabGov – Jornalista DRT/BA 1838(71) 98681-2793 / leonardo.leao@governadoria.ba.gov.br