A Associação Ucraniana de Futebol (UAF) anunciou que fará uma petição enderaçada à FIFA para banir o Irã da próxima copa do mundo, no Catar. Em comunicado emitido, nesta segunda-feira (31), a UAF diz que os iranianos possuem histórico de violações de direitos humanos e que supostamente estão envolvidos na invasão da Ucrânia pela Rússia. 

Se o Irã for retirado da competição, a Ucrânia poderá servir como equipe substituta devido aos resultados das eliminatórias.

A declaração diz: “O Comitê Executivo da UAF decidiu… Levando em consideração as informações da mídia sobre violações sistemáticas dos direitos humanos no Irã, que podem violar os princípios e normas dos Estatutos da FIFA, levando em consideração a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU sobre a imposição de sanções sobre o Irã e o possível envolvimento do Irã na agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, para fazer um pedido à FIFA para considerar a exclusão da seleção iraniana da Copa do Mundo de 2022”

A Copa do Mundo da FIFA 2022 começa em 20 de novembro. A primeira partida do Irã é contra a Inglaterra em 21 de novembro.