A Rússia criticou os Estados Unidos nesta terça-feira (16) por pressionarem o Brasil a rejeitar a Sputnik V, sua vacina contra o novo coronavírus.

De acordo com informações do jornal O Globo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov avaliou que as tentativas de interferência política nas campanhas de vacinação estão custando vidas.

 

Um relatório anual do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS), produzido na gestão Donald Trump e publicado em janeiro, revela que seu Escritório de Assuntos Globais buscou persuadir o Brasil a não usar a vacina russa.

 

Peskov afirmou que o documento demonstra “hostilidade dos EUA para com a Rússia e desrespeito aos interesses dos parceiros”. “Obviamente isso não contribui para os esforços conjuntos de se combater o coronavírus globalmente”, disse.

 

Na semana passada, o Ministério da Saúde brasileiro assinou um acordo para comprar 10 milhões de doses da vacina russa, com entregas a partir de abril. O Consórcio do Nordeste também negocia outras 37 milhões de doses do imunizante.

DEIXE UMA MENSAGEM