O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, definiu o atual cenário da pandemia na cidade como “alerta máximo” no que se refere a ocupação de leitos destinados à pacientes infectados pelo novo coronavírus. Segundo ele, nesta terça-feira (16) a capital baiana amanheceu com 33 pessoas, inicialmente atendidas em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e gripários, aguardando por vagas em hospitais.

 

Ainda de acordo com Prates, nos últimos dias o número de pacientes na fila da regulação se aproximou da quantidade atingida no auge da pandemia, no ano passado.

 

“Nós regulamos no último sábado com 54 pessoas oriundas das Upas municipais e dos gripários. Ontem regulamos 48 pessoas. No auge da pandemia nós regulávamos 60 pessoas oriundas das Upas e agora estamos quase no mesmo patamar. Mesmo ontem tendo feito o maior número de regelações dos últimos tempos, nós amanhecemos hoje com 33 pessoas aguardando regulação nas Upas”, disse o secretário em entrevista à TV Bahia na manhã desta terça.

 

Prates chamou a atenção ainda para sobrecarga no sistema de saúde já que as pessoas também procuram por atendimento médico em razão de outras doenças. “O cenário é de alerta máximo e o sistema de saúde está pressionado de uma forma que ele nunca esteve na pandemia. Nós ainda estamos sendo pressionados por outras doenças”, alertou.

 

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dos 579 leitos de UTI adulto disponíveis na cidade para Covid, 425 estão ocupados. Já em relação a UTI pediátrica, 18 das 27 disponíveis estão ocupados.

DEIXE UMA MENSAGEM