Os gastos em publicidade dos primeiros três meses do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aumentaram 63% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor chegou a R$ 75,5 milhões, de acordo com levantamento do UOL com base em dados divulgados pela Secretaria Especial de Comunicação (Secom), vinculada ao Palácio do Planalto.

O levantamento mostra ainda que, no primeiro trimestre, a Record passou a Globo e foi o grupo de comunicação que mais recebeu verbas publicitárias do governo. É a primeira vez em que ocorre essa inversão em ao menos dois anos, segundo as análises por trimestre.

Os dados indicam que os gastos da Secom com publicidade institucional saíram de R$ 44,5 milhões no primeiro trimestre de 2018 para R$ 75,5 milhões no mesmo período de 2019.

Se os números forem corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que no período variou 4,2%, chega-se a um aumento de 63% entre um ano e outro.

No entanto, em 2019, o padrão mudou. Em primeiro lugar, ficou a Record, com R$ 10,3 milhões. Em segundo, está o SBT, com R$ 7,3 milhões. Em terceiro no ranking, veio a Globo, com R$ 7,07 milhões.

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