A promotora de Justiça Ediene Santos Lousado foi escolhida, mais uma vez, para chefiar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) nos próximos dois anos. Ela já estava à frente do órgão desde 2016 quando também foi escolhida pelo governador Rui Costa, a partir da lista tríplice. O anúncio foi feito pelo governador, na noite desta terça-feira (6), durante o #PapoCorreria, nas redes sociais.

Em fevereiro, os promotores de Justiça elegeram três nomes, ficando para o chefe do Executivo baiano a seleção final. Ediene ficou em segundo lugar com 266 votos. Em 2016, a procuradora também ficou em segundo lugar, com 270 votos.

Dias antes do pleito, o governador ressaltou, ao ser questionado pelo BNews, que a Constituição permite que seja escolhido qualquer um entre os três eleitos pelos promotores e procuradores de Justiça. “Em 2015 eu tive a oportunidade de fazer a escolha e não escolhi o mais votado. Eu posso escolher qualquer um: o primeiro, o segundo ou terceiro. Eu entendo que a constituição delega ao chefe do poder Executivo o arbítrio de escolher entre os três mais votados e eu vou fazer essa escolha. Eu acho que se a Constituição não quisesse essa escolha tinha colocado lá: será eleição direta e o mais votado toma posse. Não é isso que tá escrito. O governador pode escolher”, justificou.

Rui justificou que, “na semana da mulher” preferiu manter uma mulher à frente do órgão.

Natural de Santa Terezinha, Ediene Lousado tem 50 anos e ingressou no Ministério Público em 1993. Atuou nas Promotorias de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Itiúba, Caravelas, Ilhéus e Barreiras. Foi promovida para Salvador em 2009, onde atuou na Vara de Tóxicos. Coordenou a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimonosas (Gaeco) e foi secretária-geral do MP. Atualmente exerce o cargo de procuradora-geral de Justiça.

DEIXE UMA MENSAGEM