s consumidores terão que lidar com novo reajuste da conta de luz – bem acima da inflação – também em 2018. No ano de 2017, as tarifas devem fechar com alta de 14%. Em 2018, os brasileiros pagarão pelo menos 9,4% a mais na conta.

A Folha de S.Paulo explica que a alta tem a ver com as chuvas, insuficientes para compensar os períodos de seca, e com os aumentos dos encargos sociais. “Conta de luz subirá 9,4% e até mais se economia crescer”, informa a manchete do matutino.

O número de exportações do Brasil para os países sócios no Mercosul subiu 23,6% de janeiro a novembro deste ano. A melhora econômica dos vizinhos ajuda a explicar o crescimento, após cinco anos de redução ou avanços fracos no número de exportações.

Além disso, a volta da “pegada” econômica do Mercosul também melhorou o cenário. “Exportações para países do Mercosul aumentam 23,6%”, sublinha a manchete do Estado de S. Paulo.

Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostram que 30,5% dos temporários contratados na época do Natal devem ser aproveitados no país. A taxa é a maior desde 2013 e mostra que a retomada das vendas ajudará nas contratações no varejo.

O carioca O Globo mostra que o otimismo não se refletirá no Rio de Janeiro, que ainda sofre com a crise e reduziu sua mão de obra temporária de 10 mil, em 2016, para 6 mil, em 2017. “Contratação de temporários será a maior desde 2013”, destaca o título principal do Globo.

DEIXE UMA MENSAGEM