O primeiro debate televisivo promovido pela Band Bahia na noite desta quinta-feira (08) terminou em clima de tensão e troca de acusações entre os candidatos.
Com destaque para Bruno Reis (União Brasil) que foi confrontado por Kleber Rosa (PSOL) e Geraldo Júnior (MDB) sobre temas municipais. Os candidatos trocaram farpas e acusações entre si durante todo o confronto.

A maior rusga aconteceu quando o vice-governador Geraldo Júnior, esteve frente a frente com o prefeito de Salvador, e candidato a reeleição Bruno Reis, e chegou a dizer que o gestor “não teve tempo para se preparar para o debate” e seguiu ironizando: “Parece que emocionalmente ele está abalado e não está acostumado a ser confrontado. Eu quero apenas, prefeito, discutir a cidade, essa foi uma das razões de ter mudado o grupo político. O senhor precisa ter autonomia, o senhor é prefeito da cidade”, disse Geraldo Júnior.

Bruno Reis respondeu apontando dados que tratam do desemprego no estado. “Nós vivemos no estado da Bahia, o estado campeão nacional do desemprego. Salvador vem fazendo além das suas atribuições. E no CAGED agora, no primeiro semestre de 2024, houve um aumento de 164% comparado com o mesmo período de 2023. Sabe quanto o estado cresceu, Geraldo? Apenas 9%. A União, 25%. Todas essas críticas que você faz, o estado tem grande responsabilidade”, rebateu o atual prefeito.

Kleber Rosa disse a Geraldo Júnior: ‘Você foi o operador político do grupo de ACM Neto'” – e apontou a longa participação de Geraldo Jr. no governo do candidato à reeleição Bruno Reis, afirmando que ele foi mais do que um membro, foi o “operador do grupo.” Kleber também questionou Geraldo Jr. sobre sua crítica ao grupo político do qual fez parte antes de migrar para outro partido.

O debate foi concluído em tom acalorado e já ofereceu ao eleitorado baiano uma prévia dos próximos confrontos. Ao finalizar, os candidatos tiveram a chance de defender seus projetos e fazer uma avaliação final. Confira:

Para o vice-governador, Geraldo Júnior, o debate na Band Bahia foi muito positivo e demonstrou exemplos de democracia e propostas dos candidatos para uma Salvador mais inclusiva e participativa. O candidato garantiu que irá tirar de circulação os ônibus velhos, sucateados, estabelecer uma política do ensino infantil, fortalecer as creches comunitárias, aumentar as equipes de saúde da família, trazer policlínicas, mais 10 policlínicas. “Vamos mudar a vida das pessoas. Hoje foi um exemplo de democracia, através da discussão de propostas pelos candidatos, do que pensam para Salvador, do que querem, diferentemente da vivência atual da cidade, queremos uma cidade mais participativa, inclusiva, com menos desigualdades sociais, uma Salvador para toda a gente.”, garantiu.

O candidato a reeleição, Bruno Reis, concluiu falando sobre sua experiência na eleição passada, destacou o avanço da cidade nos últimos quatro anos, mesmo com a pandemia. Ele garantiu que em um segundo mandato será ainda melhor.”Nós vamos seguir transformando Salvador. Eu quero ser prefeito novamente por dois motivos: Primeiro, para esta turma não voltar. Eles destruíram a nossa cidade no passado. Você, mais jovem, talvez não lembre disso. Estão há 18 anos no estado e a pergunta é por que não fizeram? Mas eu quero ser prefeito para a nossa cidade, cidade avançar. Para concluir as grandes obras e projetos que nós temos em curso. Eu quero ser prefeito porque Salvador pode mais. E nós merecemos muito mais. Nós vamos realizar novos sonhos juntos. Foi muito difícil chegar aqui. Mas hoje, nossa capacidade é muito maior.” declarou o atual prefeito.

Já para Kleber Rosa, o debate foi importante para discutir as necessidades da cidade e destacou a diferença entre os projetos dos candidatos. Ele defendeu o seu próprio projeto, que considera ser popular e comprometido com o combate à desigualdade. “Acho que conseguimos debater a cidade, acho que isso é importante, fazer um debate diagnóstico sobre o que de fato a nossa cidade carece. Ficou evidente que a gestão atual deve em muitas questões. Ficou evidente também a diferença entre as candidaturas que estão postas aqui. Eu espero que a população que acompanhou tenha percebido que só há dois projetos em curso. Um mesmo projeto representado por dois candidatos, que inclusive construíram juntos. E um projeto que eu represento junto com Dona Mira, junto com toda a nossa militância, junto com nossa chapa de vereadores e vereadoras. Que é um projeto popular, fincado na luta social, no compromisso com o combate à desigualdade.”, concluiu Kleber Rosa.