O norte-americano Abissa Kobenan Nkettia, de 57 anos, foi morto a tiros na noite de terça-feira (20) no bairro de Brotas, em Salvador. Natural da Costa do Marfim, Abissa tinha cidadania americana, morava há anos nos Estados Unidos e estava passando férias na capital baiana com a esposa baiana e o filho de 10 anos.

Segundo familiares da vítima, Abissa havia saído de casa para comprar pão a pedido da companheira, mas foi surpreendido por uma tentativa de assalto. “Na noite do crime, ele foi comprar pão como a esposa tinha pedido. Ele foi a pé, porque gostava muito de caminhar”, contou uma sobrinha da esposa, que preferiu não se identificar.

De acordo com relatos, após sair da padaria, Abissa foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Ele teria lançado a mochila para que seus pertences não fossem levados, e nem o celular, nem a carteira ou o pão foram roubados. Os suspeitos fugiram logo após atirar na vítima, que foi atingida três vezes.

Imagens de câmeras de segurança de um prédio da região registraram o assalto, mostrando Abissa entrando em luta corporal com os criminosos antes de ser baleado.

O Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro informou, em nota, que está ciente do caso, acompanha as investigações das autoridades locais e se colocou à disposição para fornecer toda a assistência consular necessária.