Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, declarou nesta quarta-feira (22) que o país possui um arsenal com mais de 5 mil mísseis antiaéreos russos modelo Igla-S. O anúncio foi feito durante uma transmissão na televisão estatal, em um contexto de crescente tensão com os Estados Unidos.

“Qualquer força militar do mundo conhece o poder da Igla-S, e a Venezuela tem nada menos que 5 mil Igla-S em posições-chave de defesa antiaérea para garantir a paz, a estabilidade e a tranquilidade do nosso povo. Mais de 5 mil (…) quem entende, entende”, afirmou Maduro, descrevendo o equipamento como “uma das armas mais poderosas que existem”.

O pronunciamento ocorre no mesmo dia em que o jornal The Washington Post revelou que o presidente Donald Trump autorizou a CIA a realizar “ações agressivas contra o governo venezuelano”. Embora o documento não ordene explicitamente a derrubada de Maduro, ele autoriza medidas que podem levar a esse resultado, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

As tensões militares têm escalado, visto que na terça-feira anterior (14), Trump havia anunciado um novo bombardeio contra uma embarcação venezuelana. Este foi o quinto ataque do tipo desde agosto de 2025. Os EUA têm realizado operações no Caribe para abater embarcações que, segundo sua versão, transportariam drogas.

Maduro mencionou que os ataques americanos contra embarcações na região já resultaram em 27 mortes desde agosto, interpretando essas ações como agressões diretas ao país.