Na manhã desta quinta-feira (16), bonecos e mensagens ameaçadoras foram encontrados pendurados em passarelas da Avenida Paralela, em Salvador, horas antes do aguardado clássico Ba-Vi entre Vitória e Bahia, que acontece pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em uma passarela em frente à Unijorge, um boneco foi encontrado de cabeça para baixo, acompanhado de um papelão com a frase: “O terror vai começar”. No Viaduto Dona Canô Veloso, outro boneco estava exposto com uma faixa que dizia: “Somos seu pesadelo” e “24/04/2014”. Os bonecos vestiam camisas que fazem referência à torcida organizada Os Imbatíveis (TUI), do Vitória, indicando uma conexão com rivalidades entre torcidas.

A data mencionada, 24 de abril de 2014, remete ao assassinato de Lucas dos Santos Lima, conhecido como “Chapolin”, um dos fundadores da TUI, que foi morto a tiros em Salvador. O autor do crime, Jonas de Sousa Santos, foi condenado a 22 anos de prisão em 2019.

O clássico está marcado para às 21h30 no Estádio Manoel Barradas, onde o Vitória, atualmente na 17ª colocação, busca vencer para se manter na luta contra o rebaixamento, especialmente após a vitória do Santos sobre o Corinthians, que abriu uma vantagem de seis pontos. Por outro lado, o Bahia, em busca de uma vaga no G-4 para a Copa Libertadores, também entra em campo com a expectativa de conquistar os três pontos.

A situação tensa entre as torcidas e a iminência do jogo traz um clima de apreensão para o clássico.