https://www.saojoaodabahia.ba.gov.br/

O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 2,4 bilhões na aquisição de mais de 10 mil equipamentos de saúde, destinados ao atendimento básico e a cirurgias. A iniciativa priorizou produtos fabricados no Brasil e que utilizam tecnologia nacional, permitindo que equipamentos brasileiros sejam adquiridos mesmo com preços entre 10% e 20% superiores aos de produtos importados.

A primeira concorrência para a compra dos equipamentos teve início na última segunda-feira (4). A lista completa dos itens foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (31), através de uma Resolução aprovada pela Comissão Interministerial de Inovações e Aquisições do Novo PAC (CIIA-PAC). As aquisições para o Sistema Único de Saúde (SUS) serão gerenciadas pelo Ministério da Saúde, por meio de edital, no âmbito do PAC-Saúde.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou a importância da medida: “O governo do presidente Lula seguirá mobilizando todos os instrumentos para defender a economia brasileira, como é o caso das compras públicas, que têm um papel importante para fortalecer o setor de dispositivos médicos”.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o compromisso com a produção nacional: “O momento atual reforça a importância de fortalecer as nossas empresas e a nossa indústria para maior soberania e segurança para a nossa saúde. Esta é também uma oportunidade de uma mobilização ainda maior. Investir no Complexo-Econômico Industrial da Saúde é uma estratégia essencial para proteger empregos e vida. No Ministério da Saúde, seguiremos comprometidos com a defesa da saúde, com o estímulo à produção no Brasil e com o cuidado da nossa população”.

Sobre o autor

Matérias relacionadas