https://www.saojoaodabahia.ba.gov.br/

A assessoria de imprensa da família Gil veio a público para esclarecer um rumor sobre o velório de Preta Gil, que ocorrerá nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Segundo os representantes da família, em contato com a revista Quem, não haverá apresentações musicais nem trio elétrico durante a cerimônia, que será aberta ao público das 9h às 13h.

Os boatos ganharam força após uma matéria do portal LeoDias, que citou fontes informando sobre orientações específicas para o velório. Internautas também resgataram uma declaração antiga de Preta Gil, onde ela expressava o desejo de ter Ivete Sangalo cantando em seu cortejo, em cima de um trio elétrico: “O meu funeral, já falei. Quero que seja uma micareta real. Se Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio”, disse a cantora na ocasião.

Homenagem da Prefeitura do Rio

Em reconhecimento à sua contribuição para o carnaval, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto no Diário Oficial de terça-feira (22), nomeando o trajeto oficial dos mega blocos de carnaval de rua como ‘Circuito de Blocos de Carnaval de Rua ‘Preta Gil”. O prefeito Eduardo Paes (PSD) destacou a participação de Preta Gil na consolidação dos mega blocos como um dos motivos para a homenagem.

A iniciativa partiu do jornalista Rafael Godinho, amigo da artista, que ressaltou a importância de Preta Gil na popularização dos grandes blocos no Rio de Janeiro, com uma estética similar à do Carnaval de Salvador. A homenagem foi celebrada pela família e amigos de Preta, incluindo Ju de Paulla, que esteve ao lado da cantora em seus últimos momentos.

“Ela fez história no Carnaval do RJ, se vc acha que não, você não conhece o carnaval de rua carioca! Começando em cima de um trio que era uma latinha de cerveja em Ipanema a levar 1 milhão de pessoas no centro do RJ. Era o evento do ano dela! Ela lutava pra colocar esse bloco na rua. Era o nosso evento. Ela enchia a casa dela com mais de 10 amigos pra resenha começar logo um dia antes, pra tomar sol escaldante na cabeça durante horas, aí tinha o after que a gente se jogava. Eu tenho certeza que ela tá muito feliz!”, escreveu Ju de Paulla.