Após quase dois anos, com terceira dose de vacinas contra a Covid-19, ninguém imaginava que viveríamos novamente momentos de tensão e, principalmente, restrições em razão do recorde de alta nos casos de coronavírus e também do surto de Influenza, no Brasil e no mundo. Em decorrência disso, as companhias aéreas têm sido afetadas, já que estão precisando cancelar ou reacomodar os passageiros em outros voos, além do afastamento de colaboradores.

À reportagem, a companhia aérea Azul informou que em janeiro houve aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos, em relação à média dos últimos 12 meses, segundo dados apresentados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A situação levou a companhia a propor acordo coletivo aos empregados, no qual ofereceu gratificação em dinheiro a quem aceitar redução de folgas.

A companhia também reprogramou as viagens do mês de janeiro. “É importante ressaltar que mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os Clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac’’, disse em nota.

Já a Gol afirmou que não houve nenhum cancelamento de voo em razão do coronavírus. Contudo, está tendo que lidar com afastamento de funcionários, que testaram positivo para a doença.

“A Companhia tem tomado medidas internas, todas dentro das normas regulatórias, para garantir a operação dos próximos dias. Em relação a clientes, os casos positivos reportados antes do embarque estão sendo tratados com três opções oferecidas aos passageiros: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais.

Como desde o início da pandemia, a GOL acompanha as diretrizes das autoridades de Saúde e as atualizações realizadas por parte das autoridades da aviação. Neste momento, a Companhia tem 100% dos seus Colaboradores vacinados e confia que somente com a população amplamente imunizada será possível superar mais este desafio que a pandemia apresenta’’, disse em nota.

TURISMO

A alta de casos da Covid e da gripe acende alerta para o turismo de Salvador, principalmente em um período que a capital baiana se prepara para fazer a economia esquentar. Todavia, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Mota, tranquilizou o cenário afirmando que ainda não há impacto em Salvador.

“É algo que não está sob a nossa legitimidade, não depende da gente, nós temos todo um planejamento para o turismo da cidade desse ano, pra verão, com promoção de destino, então, o que a gente tem que fazer é aguardar, o aumento de covid não estava nos planos de ninguém. Mas, nesse momento, até agora, não tem impacto nenhum, porque ta conseguindo relocar as pessoas, não ta tendo cancelamento de reserva, de viagens para cá, a gente tá monitorando isso em contato com o aeroporto”, disse Mota.

DEIXE UMA MENSAGEM