O mês de fevereiro além de trazer a alegria do Carnaval pode trazer um outro acontecimento que vai marcar a história de brasileiros e baianos. Trata-se da chegada e do início da distribuição da vacina contra a dengue.  O Ministério da Saúde já tinha anunciado que a campanha de vacinação da dengue se iniciaria em fevereiro em todo o país. 

Agora, após o anúncio da pasta, a secretária de saúde do estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, indicou que o imunizante da Qdenga tem previsão e a expectativa de chegar ao estado no fim deste mês de fevereiro. 

Na entrevista, Roberta informou que uma reunião com a ministra da saúde, Nísia Trindade, na tarde desta quarta, deve definir o prazo para a vacina chegar na Bahia. 

“Temos hoje uma reunião com o fórum de governadores e com a ministra [Nísia Trindade] para falar sobre a dengue. Que está aí no cenário nacional preocupante, em que pese a Bahia está com os números comparados ao ano passado menores em torno de 23%, mas isso não é ponto de tranquilidade. A vacina vai chegar, mas também preciso falar que a empresa que faz a produção não tem a capacidade para fornecer a capacidade que a gente precisa”, contou. 

A chefe da saúde da Bahia explicou ainda que pessoas entre 10 a 14 anos devem ser os primeiros beneficiados pelo imunizante. 

“Então nesse primeiro momento foi definido pelo Ministério da Saúde que pacientes ou pessoas que tenham entre 10 e 14 anos serão os primeiros beneficiados. Mas, a gente precisa fazer um trabalho de que a vacina não pode ser pensada como única forma imediata de resolver o problema da dengue. O problema da dengue deve ser resolvido nos domicílios, no cuidado em casa, cada um pode fazer sua parte. E a vacina é sem dúvida a última opção, como fumacê é, que tanto as pessoas pedem. Então a vacina é uma solução, mas de médio a longo prazo, agora a gente vai priorizar essa categoria de pessoas que estão enquadradas nessa faixa pq é as que mais demandam hospitalização em decorrência da dengue”, disse. 

Em seguida, a secretária confirmou que a expectativa é que o imunizante chegue em fevereiro na Bahia. 

“Então, a vacina vai chegar, o Governo federal trouxe, a expectativa é que chegue final de fevereiro, mas a gente vai ter hoje a reunião com a ministra e vamos ter informações e jajá a gente divulga nas redes do governo e da secretaria de saúde”, revelou Roberta.