A prefeitura de Salvador entregou novas casas reformadas do Morar Melhor no bairro de Narandiba. Mais de 99 famílias foram beneficiadas pelo programa da Prefeitura de Salvador, que reforma casas em situação precária, com o objetivo de devolver a dignidade e a autoestima dos cidadãos.

A entrega simbólica das obras ocorreu na noite desta terça-feira (2), com a presença do prefeito Bruno Reis, gestores municipais e demais autoridades. Esta é a segunda vez que o Morar Melhor atua no bairro e, no total, 297 imóveis já passaram por reforma.

“Minha casa antigamente não tinha reboco, não tinha piso, o telhado era velho, molhava tudo. Agora ela está linda, o Morar Melhor renovou, graças a Deus! Sou muito grata a todos”, declarou dona Valdeci, que mora em um dos imóveis com um filho e uma sobrinha. A transformação envolveu troca de telhado, pintura e reboco, troca de portas e janelas e instalação de vasos sanitários.

“Vocês não imaginam o quanto é bom começar o ano fazendo o que a gente mais gosta. O relato de dona Valdeci é muito parecido com o depoimento de todas as outras pessoas que eu tenho a oportunidade de conversar quando fazemos a entrega do Morar Melhor. É um programa que tem o poder de devolver a dignidade ao cidadão, que passa a ter uma casa renovada. É a realização de um sonho para esses moradores”, declarou Bruno Reis.

O prefeito aproveitou para anunciar que será realizada a requalificação dos quiosques do canteiro central, além de um espaço de convivência em Narandiba. As obras terão investimento de R$367 mil. Além disso, a Escola Municipal Gersino Coelho deverá ser reconstruída, com a antiga estrutura dando lugar a um imóvel de alto padrão.

FUNCIONAMENTO
O Morar Melhor é realizado em casas em situação precária, seguindo estes critérios: precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Não é realizada inscrição para o Morar Melhor – as equipes do programa vão até o local e fazem o cadastramento das famílias, de acordo com os critérios citados. O valor das intervenções em cada imóvel é de até R$7 mil e as obras são realizadas de acordo com a escolha dos próprios moradores.

Executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa realiza serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. Desde 2015, o Morar Melhor já reformou quase 44 mil imóveis em cerca de 300 comunidades da capital baiana.