O homem suspeito de assassinar o turista Erivaldo Alves dos Santos, de 47 anos, em dezembro de 2022, foi condenado a 32 anos e quatro meses de prisão, além de 156 dias-multa. O réu, Mateus da Silva Borges, se passou por uma mulher nas redes sociais para extorquir e atrair o turista de Campinas, em São Paulo, até Porto Seguro, no extremo sul baiano. 

De acordo a sentença da 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Seguro, proferida pela juíza Michelle Menezes Quadros Patrício, Mateus foi considerado culpado pelos crimes de prática de golpe no qual o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem, obtenção das senhas de celular e banco, subtração do carro e celular e ocultação de cadáver. 

O funcionário público paulista Erivaldo Alves dos Santos desapareceu no dia 02 de dezembro, após marcar um encontro com uma suposta mulher que se relacionava pelas redes sociais. Durante a investigação, um dos dois suspeitos detidos preventivamente, Mateus, assumiu a autoria do crime e revelou a localização do corpo. 

Erivaldo foi morto com um disparo de arma de fogo na cabeça depois de ser coagido a transferir dinheiro aos sequestradores. O corpo de Erivaldo foi encontrado no dia 10 de dezembro, em um matagal na estrada entre Arraial e Trancoso. O cadáver estava em uma cova de 50 centímetros de profundidade, aberta dois dias antes do homicídio.