Nesta segunda-feira (19), Dia Nacional do Cinema, celebramos a magia da sétima arte e a diversidade de cenários que encantam o público nas telonas. Entre as muitas cidades brasileiras que têm servido de pano de fundo para histórias, destaca-se Salvador. A capital baiana, com sua cultura, belezas naturais e arquitetura, tem sido uma ambientação recorrente em filmes nacionais. Pensando nisso, o BN Hall preparou uma lista com longas metragens para relembrar algumas vezes em que Salvador foi destaque nas telonas. 

“Cidade Baixa” (2005) – Dirigido por Sérgio Machado, o filme conta a história de dois amigos, que trabalham juntos como barqueiros no cais do porto de Salvador. Eles conhecem uma jovem stripper, e se envolvem em um triângulo amoroso complicado, o que gera tensões e conflitos entre os personagens. Embora a maior parte da história se passe na cidade de Salvador, algumas cenas também foram gravadas em outras cidades da Bahia, como Itaparica e São Francisco do Conde.

“O Pagador de Promessas” (1962) – Dirigido por Anselmo Duarte, esse filme clássico é baseado na peça de mesmo nome escrita por Dias Gomes. Foi filmado em Salvador e venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

“Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976) – Dirigido por Bruno Barreto e baseado no romance de Jorge Amado, esse filme é uma comédia que se passa em Salvador. Conta a história de Dona Flor, uma mulher que fica dividida entre o amor de seu falecido marido e de um novo pretendente. O longa também possui um remake, lançado em 2017, dirigido por Pedro Vasconcelos e estrelado por Juliana Paes, Marcelo Faria e Leandro Hassum. 

“Ó Paí, Ó” (2007) – Dirigido por Monique Gardenberg, o filme é uma comédia musical que se passa em um casarão no Pelourinho, bairro histórico de Salvador. Retrata o Carnaval de Salvador e as diferentes histórias de moradores e visitantes.

“Capitães de Areia” (2011) – Dirigido por Cecília Amado, é uma adaptação do clássico livro de Jorge Amado. O filme conta a história de um grupo de crianças de rua que vivem em Salvador. Foi gravado em diversos locais da cidade.