O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se comprometeu, durante a entrega da Estação Campinas do Tramo 3 do metrô de Salvador, na manhã desta quarta-feira (14), em pagar as emendas impositivas dos deputados estaduais que a gestão de 2022 teve dificuldade em arcar.

Nós estamos no primeiro mandato desses deputados todos. Então, o pagamento de emenda vai se dar a partir de agora. O que eu estou me comprometendo é que aquelas emendas que a gente teve dificuldade em arcar na gestão do ano passado a gente vai se responsabilizar”.


Jerônimo disse ainda que teve uma reunião com a bancada, tanto da situação quanto da situação. “Também dialogamos sobre isso. Foi pautado sobre o tema das emendas. Quero dizer que aquilo que eu combinei durante a transição da campanha eu vou arcar”, garantiu.

O governador afirmou que vai cumprir o seu “compromisso com as emendas”, dialogando com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). “Inclusive, nós já combinamos com aquela Casa em aumentar o valor percentual da emenda. Nós temos hoje um valor de 0,33% da receita líquida e nós combinamos que chegaremos a 1% em três etapas”, completou.

Atualmente, cada deputado pode destinar para cidades onde têm apoios, em média, R$ 1,2 milhão em obras e maquinários, o que equivale a 0,33% da Receita Corrente Líquida do Estado.