O Largo do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, foi palco nesta sexta-feira (28) para manifestantes que pedem melhorias às autoridades na localidade que vem sendo alvo de violência e insegurança. 

A comunidade que vive, trabalha e transita pelo Centro Histórico, bem como empreendedores, trabalhadores, moradores, representantes de instituições públicas e privadas, associações ligadas aos setores de Turismo e Cultura, produtores culturais e artistas estiveram presentes na manifestação, que ocorreu de maneira pacífica. 

“Presenciamos a omissão de instituições estaduais, municipais e federais no que se refere a zelar e a fiscalizar esse que é um Patrimônio da Humanidade e o maior cartão postal de Salvador. O Centro Histórico dará seu recado e pretende chamar a atenção para o grave problema que enfrentamos hoje de desordem, abandono e caos”, diz o comunicado emitido pela Associação Centro Histórico Empreendedor.

Depois das cenas de violência contra turistas no Pelourinho, alguns artistas baianos se juntaram na campanha “o Pelourinho é nosso”. Em conversa com o BN, o ator Jorge Washington comentou a importância da campanha. 

“É um lugar que você pode passear com a família. Então, para isso acontecer precisa que os poderes públicos e a iniciativa privada se deem as mãos e façam com que esse lugar pulse de verdade para a gente também, não ficar esperando só o turista chegar para consumir”, disse Jorge.

Na manhã da última quinta-feira (27), o prefeito Bruno Reis apresentou propostas para a revitalização da região, com atenção às áreas de segurança pública, cultura, turismo, desenvolvimento urbano, econômico e habitação. Na ocasião, o ex-oficial da Polícia Militar, Coronel Humberto Sturaro, foi anunciado como coordenador da nova Prefeitura-Bairro do Centro Histórico de Salvador.