A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) intensificou o reforço do patrulhamento nas escolas municipais da capital baiana nesta sexta-feira (14). As equipes realizam rondas diárias, acompanhando a movimentação de estudantes, professores e funcionários e desenvolvendo ações educativas. Cerca de 60 escolas foram mapeadas e são alvos do patrulhamento constante.

A medida ocorre após determinação do prefeito Bruno Reis (União), que na última quinta-feira (13), por meio das redes sociais, anunciou uma série de ações de segurança para as escolas municipais. Entre elas está o início de uma ronda da Guarda Municipal nas unidades de ensino da cidade, visando garantir a proteção de estudantes e profissionais da Educação.

Algumas  das unidades de ensino que receberam a ação foram as escolas municipais Julieta Viana e Oswaldo Cruz, situadas na Avenida Barros Reis e Rua Professor Francisco de Menezes, respectivamente. Durante a ação, os profissionais se apresentaram para os alunos, conversaram com professores e explicaram a importância do trabalho da Guarda Civil no ambiente escolar e da aproximação com as comunidades.

O coordenador de Operações Patrimoniais da Guarda Civil, Jackson Santos, explicou que o trabalho da GCM será executado de forma que as escolas possam estabelecer parcerias com o grupamento. Segundo ele, a Guarda Civil estará presente nas escolas para garantir que os estudantes, professores e trabalhadores se sintam seguros. 

“Vamos executar rondas em todas as escolas e a ideia é sempre abranger o maior número de unidades possível, principalmente nas em que estiverem ocorrendo algum tipo de ameaça. Podemos dar dicas de segurança, e a Guarda tem muito a oferecer nesse sentido, principalmente através do nosso Núcleo de Prevenção”, afirmou.

Sobre o autor

Matérias relacionadas