Jair Bolsonaro pagou ao menos 21.447 lanches com cartão corporativo em viagens de campanha em busca da reeleição em 2022. É o que aponta reportagem do UOL, que divulgou nesta quarta-feira (5) ter obtido notas fiscais que comprovam as transações.

De acordo com as informações, os lanches não foram comprados para alimentar apenas a equipe de segurança e assessores do então presidente, algo em torno de 20 pessoas durante as viagens. Em cada local visitado, o cartão de Bolsonaro também pagou por “kits-lanche” destinados a militares e policiais que prestavam apoio de segurança a motociatas, comícios, cultos religiosos e outros.

Ainda conforme a reportagem, especialistas em direito eleitoral e segurança pública questionam a prática adotada pelo ex-presidente. Eles afirmam que não cabe ao presidente da República, nem ao candidato, fornecer alimentação a forças de segurança locais escaladas para trabalhar nos eventos citados ou usar o cartão da presidência para isso.

Bolsonaro e seu partido, o PL, não se manifestaram sobre as despesas. Apesar disso, membros de sua campanha afirmam que os gastos são legais, pois se referem à segurança presidencial em viagens.

Foto: Reprodução