Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu perto da cidade de Baláo, no sul do Equador, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) na tarde deste sábado (18).

O USGS havia relatado inicialmente o terremoto como tendo uma magnitude de 6,7, mas esse número foi revisado após uma análise mais detalhada do tremor.

Pelo menos 13 pessoas morreram após o terremoto, informou a presidência do Equador em uma mensagem no Twitter.

Anteriormente, a Presidência informou que 11 pessoas perderam a vida na província de El Oro e mais 1 em Azuay. Além disso, indicou que “há feridos que estão sendo atendidos prontamente nos hospitais”, mas não deu mais detalhes.

Os aeroportos de Guayaquil e Cuenca permanecem abertos e operacionais, segundo as autoridades.

O terremoto foi localizado a uma profundidade de 65,7 km, disse o USGS, nomeando o terremoto como um status de “alerta amarelo” com o potencial “para mortes relacionadas ao terremoto e perdas econômicas”.

Anteriormente, o USGS alertou que “algumas baixas e danos são possíveis”, mas disse que “o impacto deve ser relativamente localizado”.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, fez um “pedido de calma e informação pelos canais oficiais” em sua conta no Twitter.

Não há alerta de tsunami em vigor para a área, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.