O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acentuou a necessidade de uma avaliação mais apurada desse caso

O atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), explicou em que pé anda o panorama para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco. Nesta quinta-feira (16), o gestor relatou que o estado está realizando um trabalho em conjunto. O relato ocorreu durante o evento do Governo do Estado, onde os termos de colaboração para ampliação do Programa Corra pro Abraço foram formalizados, referente à prevenção ao uso abusivo de drogas, inclusão social e atenção a grupos vulneráveis, que ocorreu no CAB, em Salvador.

“É uma política nacional, o presidente Lula já acenou que vai estabelecer um arranjo mais forte para que a gente possa ter uma ação completa sobre essa situação das pessoas que estão em situação de risco. O que nós temos que fazer com essas entidades que atuam é continuar o diálogo, podemos pensar em alguma modificação no trato, na ação pedagógica, nos cuidados”, inicia Jerônimo.

“Nós do estado respeitamos os profissionais dessa área, de psicologia, de saúde, para que a gente possa adequar o que já existe, mas eu não posso abrir mão de uma atuação, que, se há alguma necessidade de conceito, nós temos que fazer com a situação funcionando. Não dá para a gente imaginar que 5 ou 6 mil famílias em um lugar, 3 ou 4 mil em outro, nós possamos modificar de uma hora para outra. Nós temos que fazer um conceito com essas ações funcionando porque as pessoas estão em situação de risco”, acrescenta.

Elaborado na Bahia pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Seades), em parceria com organizações sociais, o Programa Corra pro Abraço é uma ação pública de redução de riscos e danos para populações vulneráveis, com o objetivo de promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade ou afetadas por problemas relacionados à sua criminalização.