O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 44% das intenções de voto, e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) somou 35%, segundo o Instituto FSB Pesquisas, contratado pela BTG Pactual. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (19).

Segundo o levantamento, em comparação com a pesquisa divulgada em 12 de setembro, quando Lula tinha com 41%, o ex-presidente subiu três pontos percentuais. Já Bolsonaro manteve os 35%. A análise foi feita em um cenário estimulado, com apresentação dos nomes dos candidatos aos eleitores.

Na pesquisa, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet tiveram queda em relação ao último levantamento, ambos dentro da margem de erro. Ciro saiu de 9% para 7%; já Tebet caiu de 7% para 5%. Somados, os demais candidatos tiveram 2%. Votos nulos ou em branco alcançaram 4%, e os eleitores indecisos totalizam 3%.

Cenário Espontâneo

No cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, os dois líderes nas pesquisas apresentaram crescimento. Lula saiu de 39% para 42%, em relação ao levantamento de 12 de setembro. Já Bolsonaro subiu de 33% para 34%.

Ciro e Tebet tiveram queda. O pedetista tinha com 6% e foi para 4%. Tebet caiu de 5% para 3%. Os demais candidatos permaneceram com 2% de citação. Votos nulos ou em branco também mantiveram 6%. Eleitores indecisos somam agora 9%, contra 8% da pesquisa anterior. O instituto entrevistou 2 mil eleitores, por telefone, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-07560/2022.