Em meio à pandemia de Covid-19 que já vitimou mais de 575 mil brasileiros, o Ministério da Saúde já perdeu 5.181 servidores. A maior parte deles pediu aposentadoria.

 

A pasta lidera o ranking de órgãos que mais tiveram baixas no período, representando 25% do total de funcionários. Somente em 2021, foram 1.477 aposentadorias, sendo quase todos a pedido dos próprios servidores.

 

De acordo com informações do Metropoles, o Nordeste foi a região mais impactada com trabalhadores públicos que se retiraram.

 

A diminuição no quadro de funcionárias impacta diretamente no serviço prestado. O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, diz que não há reposição adequada e o governo federal não abre concursos públicos.

 

“Lamentavelmente, esse é o retrato de toda a administração pública. Neste momento de pandemia, o Ministério da Saúde deveria estar dando resposta à altura. O ideal é que essas vagas fossem supridas com novos concursados para substituir quem está saindo”, defende.

DEIXE UMA MENSAGEM