O Governo do Estado de São Paulo informou que aplicou autuação dupla ao presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (20), após ele não utilizar máscara durante visita nas cidades de Iporanga e Eldorado, localizadas no Vale do Ribeira. Segundo o estado, o valor total das multas pode chegar a R$ 3 milhões com base em legislação federal.

O governo estadual informa que, com essas duas ocorrências, já são cinco infrações de normas sanitárias no território paulista, chegando à quarta reincidência. Tanto em Iporanga quanto em Eldorado, Bolsonaro caminhou pelas ruas das cidades sem uso da proteção facial. O presidente viajou à região para visitar a mãe que mora na região do Vale do Ribeira.

O estado afirma que ele descumpriu tanto a Lei Federal nº 14.019 de 2020, que obriga o uso de máscaras, ficando sujeito às multas previstas na Lei nº 6.437 de 1977, que fixa valor de até R$ 1,5 milhão para infrações sanitárias gravíssimas. Os dois novos autos serão enviados via Correios e descrevem as normas previstas na legislação.

O governo estadual ainda destaca que todos os cidadãos, incluindo figuras públicas e políticas, devem zelar pela proteção individual e coletiva. No estado, permanece a obrigatoriedade do uso de máscaras.

DEIXE UMA MENSAGEM