Esse foi o tom do discurso do Coordenador do Núcleo de Articulação de Politicas Públicas da Fundação Perseu Abramo e também Coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas do Nordeste ( NAPP- NE),  Jonas Paulo, durante o Seminário “Matopiba , Desafios do Cerrado Nordestino” , transmitido ao vivo através da Facebook e YouTube da Fundação Perseu Abramo, nesta quinta-feira (12/08), que contou com a participação de governadores do Nordeste, dos senadores Jaques Wagner ( BA) e Katia Abreu ( TC ), do Presidente da FPA, Aloísio Mercadante e do vice – governador do Estado da Bahia, João Leão.

No centro do debate , temáticas como a contextualização da estratégia para o desenvolvimento, os desafios da integração econômica e sustentabilidade e plano diretor e  desenvolvimento da nova fronteira . Reflexões muito necessárias , segundo o coordenador . “ O importante é que o nordeste resgata , primeiro a revolução dos investimento que foram feitos na era Lula e Dilma na nordeste na infraestrutura, na logística , nas políticas sociais que mudaram o nordeste , colocando inclusive com índices de crescimento econômicos idênticos a China .

Entre as propostas  o coordenador defendeu um olhar diferente e destacou a importância do Consórcio Nordeste para o desenvolvimento do país. “ É fundamental  que haja uma formulação específica do Nordeste a partir dos avanços dos governos estaduais e do grande instrumentos que é o Consórcio Nordeste , que consegue consolidar essas políticas  que os governos estaduais estão desenvolvendo, e aquilo que é resultante do legado do ex-presidente ele Lula. Nós estamos nacionalizando as políticas que o nordeste está testando . Nós estamos mostrando que aquilo que o nordeste esta fazendo é nacional . Tem impacto no cenário nacional e orienta o projeto de desenvolvimento do país . A partir das experiências que estamos vivenciando dos governos estaduais e Consórcio Nordeste “, avaliou.

DEIXE UMA MENSAGEM