Estudos do Imperial College London sinalizam um aumento de 20% na mortalidade por tuberculose em todo o mundo como consequência da pandemia da Covid-19. Por isso, este ano, o Dia Internacional de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março, serve de alerta para mitigar o impacto negativo da pandemia no controle da doença.

“Desde o início de 2020, estamos vivenciando o maior desafio de saúde pública mundial em cem anos. Nesse contexto, há uma grande preocupação da OMS quanto ao impacto negativo da pandemia no controle da tuberculose em todo o mundo, especialmente em países como o Brasil, com alta carga da doença”, afirmou a pneumologista do Hospital Cárdio Pulmonar, Eliana Matos.

A médica destacou ainda que, além da expectativa do aumento do número de mortes por tuberculose, outros desfechos desfavoráveis da doença são esperados, como o incremento da proporção de abandono de tratamento. Esse aspecto, que deverá ter um impacto negativo expressivo no cenário de controle, ocorre em decorrência da descontinuidade do atendimento por parte dos serviços de saúde ou por medo do paciente em ser contaminado pelo novo coronavírus ao comparecer às consultas regulares de acompanhamento.

DEIXE UMA MENSAGEM