O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), divulgou, na manhã desta segunda-feira (25), que, após um estudo realizado na cidade, ficou constatado que cerca de 20% da população já foi infectada pelo coronavírus. Os resultados fazem parte da primeira fase de testagem do vírus na capital baiana, desenvolvida em janeiro.

 

“Esse é um dado que nos permite tomar decisões com mais assertividade”, garantiu o democrata. Ainda segundo com ele, a ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19 tem mantido a média entre 67% e 70%, sendo que, neste domingo (24), a fila da regulação foi quase 100% zerada.

 

O gestor municipal apresentou o plano de testagem, que terá relatório elaborado após a quarta fase, que deve ser finalizada em abril. Com isso, é possível saber tanto quem está infectado quanto o contingente populacional que já teve contato com o vírus. “É possível saber, por exemplo, quanto tempo durou a imunização da pessoa, ou seja, quanto tempo a pessoa fica com o IGG positivo no organismo”, explicou.

 

Quanto aos bairros com mais incidência de população já infectada estão Liberade e Itapagipe, com 29% cada, seguidos de São Caetano e Cajazeiras, com 26%. No entanto, de acordo com Bruno Reis, o Subúrbio preocupa, porque apenas 9% dos moradores tiveram contato com o coronavírus.

 

“A gente sabe que é complicado manter o isolamento nesses bairros, então a população precisa continuar atenta e mantendo os cuidados”, concluiu

DEIXE UMA MENSAGEM