Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditaram 75 estabelecimentos nos oito bairros da capital baiana que estão com medidas restritivas para a contenção do coronavírus. Foram realizadas mais de 1.900 vistorias. A operação ocorreu no feriado antecipado de São João, na segunda-feira (25), e contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

No bairro da Liberdade, foram 195 vistorias e sete interdições de comércios que estavam desrespeitando as normas municipais durante a pandemia. Em Plataforma e no Bonfim, foram 172 inspeções em cada localidade, totalizando 344 vistorias. Somente dois estabelecimentos foram fechados nos dois bairros.

Dos 191 comércios fiscalizados em Cosme de Farias, seis foram fechados. No Uruguai, foram 484 inspeções e 22 interdições; em Massaranduba, 307 vistorias e 38 interdições.

Em Brotas e no Lobato, não houve estabelecimentos fechados. A fiscalização realizou 253 e 186 vistorias, respectivamente.

Os oito bairros apresentam um alto número de contaminação pelo coronavírus e de pessoas nas ruas. Por estes motivos, estão sendo monitorados de forma mais rígida pela gestão municipal. Somente é permitido o funcionamento de comércios essenciais, como supermercados, farmácias e estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery, sem retirada no local, além de serviços de saúde.

Foram disponibilizados serviços para os moradores, a exemplo da distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito da dengue. Instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência também ofereceram apoio.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itinerante realizou, durante o São João antecipado, 166 atendimentos e 37 encaminhamentos nos oito bairros. Os participantes receberam orientações sobre Benefícios Eventuais, a exemplo de auxílio-moradia e auxílio-natalidade; sobre Cadastro Único e Bolsa Família

DEIXE UMA MENSAGEM