O governo federal tem R$ 90 milhões disponíveis para liberação imediata aos municípios atingidos por chuvas desde 17 de janeiro. A informação é do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. No último domingo (26), ele esteve em Belo Horizonte em reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e com prefeitos de cidades atingidas pelas chuvas. De acordo com o ministro, existe a possibilidade de aumentar os recursos com remanejamento orçamentário.

Técnicos do ministério estão à disposição das prefeituras para capacitar e ajudar os municípios na solicitação formal dos recursos emergenciais. Segundo Canuto, o objetivo “é não deixar que os papéis atrapalhem neste momento”. O governo deverá publicar ato reconhecendo a situação dos municípios para a liberação dos recursos.

Além dos recursos emergenciais, o ministro disse que será antecipado o pagamento do Bolsa Família para famílias atingidas que estão inscritas no programa. Pessoas afetadas também poderão realizar saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Ministério da Saúde também está distribuindo medicamento e identificando hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de necessitados.

Em Minas Gerais, as enchentes e deslizamentos de terra causados pelas chuvas causaram 38 mortes até o momento. Foi decretado estado de emergência em 47 cidade mineiras. No Espírito Santo, 22 cidades estão sob alerta de risco “alto” conforme a Defesa Civil.

DEIXE UMA MENSAGEM