Oito foguetes caíram neste domingo (12), em uma base aérea iraquiana que abriga soldados dos Estados Unidos. Militares iraquianas não informaram a origem dos disparos.

De acordo com o Exército iraquiano, quatro soldados iraquianos ficaram feridos. Militares iraquianas asseguraram que nenhum soldado americano foi atingido. Quase todas as tropas americanas já deixaram essa base, depois de uma escalada entre os Estados Unidos e o Irã.

Autoridades da segurança do Iraque já haviam afirmado que 90% dos funcionários americanos terceirizados enviados para a base já haviam sido evacuados.

Desde o final de outubro, dezenas de foguetes foram disparados contra bases iraquianas usada por soldados americanos, matando um americano em 27 de dezembro. Os Estados Unidos acusaram facções armadas iraquianas pró-iranianas.

Em retaliação, em 29 de dezembro, os Estados Unidos bombardearam bases iraquianas na fronteira síria, matando 25 combatentes da Hashd al-Shaabi, uma coalizão paramilitar pró-Irã integrada às tropas iraquianas.

A escalada atingiu um nível sem precedentes, com um ataque ordenado pelo presidente Donald Trump que matou o general iraniano Qassem Soleimani e o número dois da Hashd, Abu Mehdi al-Mohandis, em 3 de janeiro em Bagdá. O Irã respondeu no dia 8 de janeiro disparando 22 mísseis balísticos contra a base aérea iraquiana de Ain al-Assad, que abriga tropas americanas, sem causar baixas.

DEIXE UMA MENSAGEM