O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, afirmou nesta quinta-feira (19) que caso seu país seja atacado pelos Estados Unidos ou pela Arábia Saudita, haverá uma guerra. A declaração foi dada à rede de TV CNN.

Ao ser questionado sobre qual seria a consequência de um ataque militar contra o Irã, Zarif afirmou: “guerra total”, e que os sauditas teriam que lutar “até o último soldado americano”.

Zarif ainda declarou que espera evitar o conflito e que ele está disposto a um dialogo com representantes dos países do Golfo Pérsico (Arábia Saudita e Emirados Árabes). Entretanto, para voltar a ter uma relação com os Estados Unidos, os iranianos querem o fim das sanções econômicas impostas pelo governo de Donald Trump.

O ataque a um complexo de óleo e gás na Arábia Saudita no último sábado (14) deixou a relação entre o Irã e os países árabes tensa. Na quarta (18), o Ministério de Defesa da Arábia Saudita apresentou restos de mísseis e drones que, segundo entidades sauditas, provam que o Irã foi responsável, oque foi negado pelos iranianos.

Um grupo de rebeldes do Iêmen (os houthis) havia reivindicado a autoria do atentado contra a petroleira.

Os houthis estão em uma guerra civil pelo controle de seu país. Eles têm o apoio do Irã, e lutam contra uma coalizão liderada pela Arábia Saudita.

DEIXE UMA MENSAGEM