Mais de 18 marcas internacionais suspenderam compra de couro brasileiro devido às notícias que relacionam as queimadas na região amazônica com o agronegócio no país. A informação é da Folha.

Os dados foram enviados pelo CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, hoje (27).

Entre as marcas que já solicitaram a suspensão de compra de couro brasileiro estão Timberland, Dickies, Kipling, Vans, Kodiak, Terra, Walls, Workrite, Eagle Creek, Eastpack, JanSport, The North Face, Napapijri, Bulwark, Altra, Icebreaker, Smartwoll e Horace Small.

“Recentemente, recebemos com muita preocupação o comunicado de suspensão de compras de couros a partir do Brasil de alguns dos principais importadores mundiais. Este cancelamento foi justificado em função de notícias relacionando queimadas na região amazônica ao agronegócio do país”, afirmou o presidente da CICB, José Fernando Bello, no documento.

Ele considera que há “uma interpretação errônea do comércio e da política internacionais acerca do que realmente ocorre no Brasil e o trabalho do governo e da iniciativa privada com as melhores práticas em manejo, gestão e sustentabilidade”.

No documento, Bello também solicita ao ministério uma atenção especial à situação a qual o setor enfrenta, alegando que é “inegável a demanda de contenção de danos à imagem do país no mercado externo sobre as questões amazônicas”.

DEIXE UMA MENSAGEM