Nesta terça-feira (29), a busca de moradores de Itinga e adjacências para o recadastramento biométrico superou expectativas no primeiro dia do novo posto, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), na Itinga. Mais de 500 eleitores foram recadastrados. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE- BA) conta com a parceria da Prefeitura de Lauro de Freitas, que disponibiliza pessoal de apoio e toda infraestrutura para dar suporte ao serviço.

O atendimento aos eleitores no IFBA conta com 13 kits (equipamentos de coleta de digitais e foto) liberados pelo Tribunal e será ampliado para 39 até o final desta semana, como explica a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho. “O recadastramento biométrico é responsabilidade do TRE, que desde o final do ano passado instalou um posto de biometria no Ginásio de Esportes, no Centro, com 16 kits. Solicitamos o reforço à Justiça Eleitoral para que possamos atender a população de Lauro de Freitas”, enfatizou.

Moema visitou o novo posto do TRE na tarde desta terça-feira, conversou com a população e com os servidores municipais que estão atuando no recadastramento e orientou providências para garantir mais conforto no local. A prefeita adiantou ainda que caso a demanda de eleitores supere o esperado, o serviço poderá ser ampliado para os dias de sábado e domingo, e já avalia estender também para o horário da noite.

Para ser atendido, o eleitor precisa apresentar o original de um documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência recente. O mecânico Adailton Costa, 36, chegou cedo ao IFBA e ficou surpreso com a quantidade de pessoas que estavam esperando pelo recadastramento. “Com a possibilidade de fazer a biometria aqui no bairro, todo mundo correu para fazer logo. No início do dia foi complicado organizar o pessoal, mas depois que deram as fichas o fluxo melhorou”, disse. O atendimento no IFBA começa às 8h.

A convocação para o recadastramento biométrico em Lauro de Freitas teve início em novembro de 2018. Mais de 70 mil eleitores do município ainda não realizaram a biometria, segundo o TRE, que chama a atenção para as implicações geradas pelo cancelamento do título. Entre os transtornos, restrições no CPF, retirada de passaporte, recebimento de aposentadoria, realização de matrícula em instituição de ensino superior, posse em cargo público, além de outros impedimentos. A revisão biométrica deve ser feita até o dia 22 de fevereiro.

DEIXE UMA MENSAGEM