Nesta quarta-feira (2), a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou o nome da deputada federal baiana Tia Eron (PRB) para compor o governo Jair Bolsonaro.

Eronildes Vasconcelos Carvalho, nome de Tia Eron, foi eleita pela primeira vez em 2014 deputada federal, mas perdeu a reeleição neste ano. Ela é membro da bancada evangélica, para a qual prestou assessoria jurídica na Câmara.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a deputada federal não esteve presente na cerimônia. Ao diário paulista, a assessoria da parlamentar informou que ela está no interior da Bahia.

Tia Eron foi eleita a primeira vereadora negra de Salvador, pelo antigo PFL (hoje DEM), em 2000. Na Câmara dos Deputados, apresentou projetos que vão desde revogar o decreto que dá direito ao nome social para travestis e transexuais, na administração pública federal, até um que prevê o aumento de pena para crime de estupro coletivo. Tentou ainda, em outro projeto de lei, instituir a Semana da Consciência Negra.

A deputada federal terá a tarefa de comandar uma das secretarias mais polêmicas do governo Bolsonaro.

DEIXE UMA MENSAGEM