Após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República, têm sido recorrentes as denúncias contra os filhos e contra o próprio presidente eleito. Uma das que receberam mais destaque da imprensa foi a que envolveu o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), cujo ex-assessor teria movimentado, de forma suspeita, R$ 1,2 milhão em sua conta corrente.

“Essas denúncias não me surpreendem, eu conheço Bolsonaro há 16 anos, convivendo no Congresso. Sempre o vi como uma pessoa limitada do ponto de vista político e do ponto de vista ético e moral. Ele tem uma tendência de se vincular à velhíssima política, que beira ao calvinismo coronelista que prevaleceu no Brasil durante muito tempo, que é formar clãs familiares para atuar na política”, analisou o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) em entrevista ao BNews. Ele disse que, enquanto os partidos de esquerda estão formando blocos ideológicos e políticos, respeitando as diferenças de cada legenda, Bolsonaro “se preocupa muito mais em formar clãs familiares e projetar os filhos para a atividade política, o que é uma política velha e superada”.

O deputado destacou que o bloco de oposição que está sendo formado para a nova legislatura fará o embate na Câmara por causa das atitudes do presidente eleito, do projeto econômico que ele defende (ultraliberal) e por ele ser uma “figura conservadora nos costumes e autoritária na política”. Estas características, segundo Almeida, não se identificam com a esquerda brasileira.

“Nós não torcemos contra Bolsonaro e vamos atuar a favor do Brasil. Aquilo que for encaminhado e que a gente identificar que tem interesse dos brasileiros, não terá a nossa oposição, mas o que não interessar ao Brasil e à agenda que a gente tem defendido, faremos oposição. Faremos uma oposição propositiva, por isso que estamos formando um bloco. Não é apenas negar, não é apenas fazer a resistência, queremos propor alguma coisa diferente, olhando para os interesses do Brasil”, acrescentou o parlamentar.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM