O senador eleito Jaques Wagner (PT) afirmou que o governador Rui Costa (PT) está tomando as medidas necessárias para o reequilíbrio das contas. O chefe do Palácio de Ondina enviou para a Assembleia Legislativa da Bahia um “pacotão” de medidas de austeridade – que incluem o polêmico reajuste da alíquota da Previdência (que sobe para 14%). A medida foi motivo de duras críticas das centrais sindicais nos últimos dias.

“A gente não pode encarar as medidas isoladas da conjuntura fiscal e econômica do Estado e do Brasil. O governador deixou muito claro o problema que nós temos na Previdência. Eu, por exemplo, quando cheguei ao governo a Previdência tinha um déficit de R$ 400 milhões. Rui encerra o ano com R$ 4 bilhões de déficit. E a Bahia é o último estado que toma essa medida. Praticamente todos os estados do Nordeste já tem alíquotas superiores”, disse o senador ao BNews, durante o evento “Diálogos Capitais”, realizado na noite desta segunda-feira (3), em Salvador. “Infelizmente, por um drama fiscal, algumas medidas não são as melhores, mas evidentemente são as necessárias”.

Indagado sobre o acordo entre os deputados estaduais em torno do nome de Nelson Leal (PP) para assumir a Presidência da Casa legislativa estadual, Wagner comemorou o entendimento na base. “Na medida em que foi um acordo, foi bom. Os quatro candidatos se reuniram e foram ao governador dizer que queriam fazer o acordo – apesar de termos uma base maior que tínhamos”, disse o petista. “Na política, tudo que é feito por acordo é sempre bem-vindo”, completou.

DEIXE UMA MENSAGEM