A área técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugeriu, neste sábado (24), aos ministros a aprovação com ressalvas das contas de campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). No parecer, a equipe apontou 23 “inconsistências” na prestação enviada ao Tribunal. Mesmo assim, recomendou a aprovação por acreditar que esses pontos não comprometem a regularidade das contas.

Para Bolsonaro ser diplomado no próximo dia 10, o TSE precisará julgar as contas do futuro presidente antes desta data. A previsão é que os ministros analisem o caso no dia 4 de dezembro.

Na avaliação, a área técnica do TSE destacou que não foram apresentados comprovantes para R$ 58,3 mil utilizados pela campanha de Bolsonaro para a produção de vídeos. Há divergência entre os comprovantes de despesas e o valor descrito no contrato com a empresa de imagens.

A área técnica enviou o documento ao ministro Luís Roberto Barroso, relator das contas de Bolsonaro, que deu três dias para que a defesa do político se manifeste sobre as “irregularidades e/ou impropriedades sobre as quais não tenha se pronunciado”. O caso também foi para a Procuradoria-Geral Eleitoral, que terá dois dias para se manifestar sobre as contas.

“Realmente acredito na aprovação pelos ministros sem ressalvas, dada a suficiente fundamentação nos três pontos em questão. As receitas e despesas foram acompanhadas com muito zelo, estando impecável a prestação das contas”, avaliou a advogada Karina Kufa, responsável pelas contas eleitorais de Bolsonaro, em nota.

DEIXE UMA MENSAGEM