Após ironizar o uso do Bolsa Família no Nordeste— alegando que por lá as pessoas não trabalham apenas para ganhar o benefício— o deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato ao Planalto pelo PSL, pretende concentrar sua agenda na região, informa reportagem de O Globo. Depois de um périplo pela Bahia, Sergipe e Maranhão, ele fica na Paraíba até sábado e já definiu presença em Fortaleza, ao longo da próxima semana.

Líder da pesquisas no país, com19% no cenário sem Lula, segundo a mais recente pesquisa Datafolha, Bolsonaro fica em terceiro lugar no Nordeste, com 12%, atrás de Marina Silva (Rede), que aparece com 17%, e Ciro Gomes (PDT), com 13%. Com o ex-presidente na disputa, o desempenho do deputado federal é ainda pior: apenas 8% do eleitorado na região ante 49% de Lula, e 9% de Marina. Neste cenário, Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, tem 7%.

De acordo com a publicação, a estratégia do PSL é tornar Bolsonaro mais conhecido na região e impulsionar sua candidatura a partir das grandes cidades nordestinas, onde, segundo acreditam integrantes do partido, a influência da política social dos governos petistas seja menor. A passagem pela região tem como pano de fundo também reforçar o discurso de que não pretende acabar com o Bolsa  Família.

“No Nordeste, por ser uma região que teve mais assistencialismo, existe uma certa devoção não ao PT, não à esquerda, mas ao Lula. Muitos nordestinos entendem que só comeram por causa do Lula. Mas isso não corresponde às grandes cidades nordestinas”, diz Julian Lemos, vice-presidente nacional do PSL e coordenador da campanha de Bolsonaro nos estados nordestinos.

“A ida ao Nordeste é uma estratégia natural. O Lula tem força política em todo o país, mas no Nordeste de forma especial. A população menos assistida é o reduto perfeito para o discurso populista de Lula. Quem quer que seja candidato acaba encontrando esse entrave (no Nordeste)”, diz o deputado federal Major Olímpio, presidente do PSL em São Paulo.

DEIXE UMA MENSAGEM