O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no sábado (28) que se reunirá com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, “em três ou quatro semanas”, o que representa uma leve antecipação em relação às estimativas da Casa Branca, que fixou a reunião para o final de maio ou princípio de junho. A informação é do G1.

“Acredito que vamos ter um encontro nas próximas três ou quatro semanas”, afirmou Trump em discurso em Michigan para seus simpatizantes.

Ainda segundo o G1, a desnuclearização foi tema de encontro entre o secretário de Estado do governo Trump, Mike Pompeo, e Kim Jong-Un, em abril. O assunto também foi discutido na reunião histórica entre Kim e Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, na sexta-feira (27).

Os simpatizantes de Trump cantaram a palavra “Nobel” quando ele começou a falar do seu diálogo com a Coreia do Norte, o que provocou risos do líder, que respondeu: “Só quero fazer o meu trabalho”.

O Comitê Nobel norueguês, encarregado de decretar cada ano o prêmio da Paz, começou em fevereiro uma pesquisa sobre uma possível indicação ao prêmio em nome de Trump, o que fez com que alguns de seus simpatizantes, incluindo o congressista Luke Messer, pedissem formalmente o Nobel para Trump por causa do tema Coreia do Norte.

A reunião entre Trump e Kim será a primeira na história entre líderes dos EUA e da Coreia do Norte.

DEIXE UMA MENSAGEM