A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e mais 14 senadores foram autorizados pela juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, a realizarem uma “inspeção” nas condições da prisão do ex-presidente Lula. A visita ocorre nesta terça-feira (17). O pedido foi feito pela Comissão de Direitos Humanos do Senado que aprovou requerimento na última quarta-feira (11). Na semana passada, governadores e senadores foram barrados de visitar o petista.

A magistrada ressaltou que o pedido foi concedido mesmo sem ter motivação explícita. Mas o regimento interno do Senado prevê ações como esta, e sem autorização do juiz Sérgio Moro. O ex-presidente está preso desde o último dia 7 de abril em uma sala de 15 metros quadrados, isolada de outras celas.

Além de Lídice, estarão na comitiva: Regina Sousa (PT-PI), Paulo Paim (PT-RS), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Roberto Requião (MDB-PR), Paulo Rocha (PT-AM), João Capiberibe (PSB-AP), Fátima Bezerra (PT-RN), Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Telmário Mota (PTB-RR), Angela Portela (PDT-RR) e Samuel Gomes dos Santos (assessor).

A senadora não quis falar sobre o que o grupo vai exatamente verificar na visita. “É uma visita dos parlamentares da Comissão de Direitos Humanos do Senado para verificar em que condições o ex-presidente Lula se encontra”, limitou-se.

DEIXE UMA MENSAGEM